Logística Reversa

 

Logística Reversa

O gerenciamento ambiental de resíduos sólidos no Brasil é orientado pela Política Nacional de resíduos sólidos (PNRS), deliberada pela lei federal em 2010, reúne medidas que devem ser adotadas por: Fabricantes, importadoras, distribuidores, comerciantes, consumidores, serviço público de limpeza e manejo de resíduos sólidos e o governo.

Essas medidas adotadas seguem uma ordem de prioridade, são elas: a não geração – redução – reutilização – reciclagem, respectivamente. É necessário conhecer os resíduos que a PNRS definiu como prioritários no tratamento.

- Agrotóxicos (seus resíduos e embalagens);

- Pilhas e baterias;

- Pneus;

- Óleos;

- Lâmpadas Florescentes, vapor de sódio, mercúrio e luz mista;

- Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

- Produtos e embalagens que ferem a Saúde Pública e o meio ambiente.

A logística reversa entra nesse momento. Ela que vai ser responsável por gerenciar esses resíduos.

Mas o que é logística reversa e como ela vai fazer isso?

Ela é um mecanismo de desenvolvimento econômico e social e é caracterizado por um conjunto de práticas e ações que visam reinserir esses resíduos e materiais após o seu consumo para um reaproveitamento em um ciclo produtivo e com uma finalidade ambiental adequada.




E como colocar em prática esse sistema? 

Através da responsabilidade compartilhada, ela é uma lei que visa conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei.

Podemos ter como exemplo disso a própria Green Cups, a empresa também faz parte desse processo. Em prática, os produtos Green são feitos com um material que pode ser totalmente reutilizado para a fabricação de novos produtos, dessa maneira o material não se perde no meio ambiente.

As Vantagens

As empresas começam a atender a legislação ambiental de maneira organizada e planejada. Resultado disso é a redução de custos, geração de empregos e oportunidades, além de ser um diferencial da imagem corporativa da empresa.

Os benefícios para o meio ambiente são exacerbados, de uma maneira positiva, com a redução dos descartes, a vida útil dos aterros sanitários eleva, e também reduz a extração de matérias primas.

Isso tudo causa um impacto muito positivo para a humanidade, pois ajuda a construir um futuro mais sustentável.

Há muitas formas de criar um mundo mais sustentável, a Green está nessa, e você também pode!



POR: GABRIEL LUCAS











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Já parou para pensar em quantos COPOS DESCARTÁVEIS utilizamos por DIA? Por MÊS? E por ANO?

Escolhendo um Futuro Sustentável: As Vantagens dos Copos de Cana-de-Açúcar