O Marketing Verde

 

MARKETING VERDE

Podemos chamar o Marketing verde de eco marketing ou marketing ambiental. É uma estratégia que contém um apelo ecológico e ambientalmente amigável.

É isso tem um objetivo bem direto, trazer uma vantagem competitiva e trazer uma mudança na visão do consumidor. Com isso, as empresas focam na sua postura em relação com o meio ambiente, focando em produtos benéficos e seu modo de produção, visando no menor impacto possível para o meio ambiente e buscando colaborar com sua preservação.

Simplificando, um eco marketing trabalha em cima de um apelo ambiental, e vende a imagem que a sua empresa tem consciência ecologicamente correta.

E COMO SURGIU O MARKETING VERDE?

Inicialmente teve seu surgimento na Europa e Estados Unidos, a partir de um começo de visão mais ecológica da população.

Essa visão, começou por volta de 1960, mas teve seu ápice nos anos 90. Um dos motivos dessa consciência populacional, veio por conta da escassez cada vez maior de recursos naturais presentes na terra. Essas causas, impulsionaram os consumidores a exigirem de empresas e industrias posturas ambientais, sociais e econômicas mais significativas e com mais responsabilidades.

Essa visão, começou por volta de 1960, mas teve seu ápice nos anos 90. Um dos motivos dessa consciência populacional, veio por conta da escassez cada vez maior de recursos naturais presentes na terra. Essas causas, impulsionaram os consumidores a exigirem de empresas e industrias posturas ambientais, sociais e econômicas mais significativas e com mais responsabilidades.

O QUE O MARKERTING VERDE QUER TRAZER?

Para seguir o conceito do eco marketing, uma empresa deve ter responsabilidades econômica, social e cultural e não só ambiental.

Tendo em vista isso, para que as empresas possam implementar o marketing verde é preciso que as ações empresariais se baseiam em quatro pilares conceitos:

- Ecologicamente corretas;

- Economicamente viáveis;

- Socialmente justas;

- Culturalmente aceitas.

A defesa desses pilares devem estar combinadas com o chamado “3R+4R”. Agora falaremos do conceito desses pilares:

3R (Redução, Reutilização e Reciclagem)

Redução - Reduzir visa em ações que reduzam o consumo, mirando a diminuição de geração de resíduos e por consequência o desperdício.

Reutilização - Reutilizar visa a contribuição para a economia de recursos, que são utilizados para produzir cada vez mais materiais. Isso nos leva consequentemente ao reuso desses recursos, prologando mais a sua vida útil.

Reciclagem - Reciclar procura reaproveitar os materiais descartados, com o objetivo de introduzi-los novamente na cadeia produtiva reduzindo a geração de lixo, preservar recursos naturais e consequentemente aumentar a qualidade de vida.

4S (Seguro, Sustentável, Satisfatório e Pró-Sociedade)

-  Ações seguras;

- Ações de uma forma geral sustentável;

- Ações satisfatórias pro cliente e para logística;

- Ações que respeitam a sociedade.

Além disso, pensar sustentável, com segurança e buscar a aceitação do consumidor são passos para a implementação do pensamento.

É de extrema importância que o marketing verde traga ações e atitudes reais e práticas, não apenas se prender na teoria.

ALGUMAS AÇÕES DE ECOMARKETING

- Produtos duráveis;

- Não utilização de copos descatáveis;

- Separação correta do lixo;

- Diminuição de uso de sulfites;

- Redução do uso de água na produção;  

- Sistema de Logística Reversa.

Essas são algumas das diversas ações que irá colaborar para o ambiente. Dentre essas dicas a Green Cups pratica todas elas, e é uma empresa de copos reutilizáveis pioneiras no ramo. E que tem o Marketing Verde enraizado.

A Green oferece copos sustentáveis e duráveis, produzidos através da Cana de Açúcar. No nosso site é possível encontrar mais sobre nossa filosofia e visão, além de nossos produtos.

Com o Marketing Verde, sua empresa estará colaborando com o meio ambiente e junto a isso traz uma percepção positiva para o cliente e para o meio corporativo. É um diferencial muito pertinente em relação a concorrência e transporta junto a ela uma credibilidade. 











Artigo por Gabriel Lucas




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